terça-feira, 28 de julho de 2009

Dos Delitos e Das Penas

"...as ofensas vão fazer nascer outras ofensas, pois o ódio é sentimento mais durável do que o amor, na medida em que o primeiro extrai a força da continuidade dos atos que enfraquecem o segundo."
Cesare Beccaria - Dos Delitos e Das Penas p. 108.


Cara, eu podia falar horas sobre essa frase, mas não vou.
Nietzsche dizia que era grato por ter problemas na visão, já que pensava sozinho ao invés de se guiar pelo pensamento dos outros grandes filósofos... e que teve a coragem de sair da calmaria do rebanho para se aventurar em morros íngremes...Por isso, eu não vou comentar. Nem vocês precisam... só pensem nisso ;D


Detalhe q essa passagem é do livro de Penal que vai cair na prova bimestral. Pra você ver que direito fala de muitas outras coisas que não leis. Fala de como elas surgiram e por que. A sociedade é complexa demais pra ficar no "Estado de Natureza".
Ah, paro por aqui. ;D

Um comentário:

  1. Vc disse no texto q não precisava, mas vou comentar!!heheh
    Realmente, bela frase.to até com um pouquinho de vontade de ler esse livro de penal.. parece legal!!
    Se não estou enganado, penso q a citação se destina as pessoas que não percebem q é preciso buscar a qualidade na convivência humana, pois, infelizmente, há uma insistência em se praticar o ódio!!

    Qnto ao Nietzsche, claro q qualquer julgamento ou comentário é desprezível perto de sua teoria. Mas vou me arriscar a falar: parece q a individualidade e a superação constante do homem tendem a irradiar do seu caráter e trasnparecer na sua teoria.. (isso não é negativo, pelo menos em princípio)!!

    ah!! e o direito é fantástico.. husausa

    Valeu por compartilhar essas ideias! :D
    Seria bom q vc postasse o fichamento do livro p eu passar p galera da sala.. uhsasauhsauas... brincadeirinhaaa

    ResponderExcluir