terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sinceridade

Hoje eu vim falar de uma coisa que meus amigos conhecem bem: sinceridade.
Eu estava hoje estudando, quando me lembrei de um fato, sobre o qual até cheguei a comentar com algumas pessoas, mas não acho certo expô-lo totalmente aqui...
Digo que meus amigos conhecem bem a minha sinceridade, porque não me canso de dizer que sou sincera. É, eu falo o que eu tenho que falar, mesmo que a pessoa não queira ouvir. Por outro lado, também não digo coisas só porque a pessoa quer ouvir.
Eu tenho me deparado com algumas situações no mínimo esquisitas. Elas vêm acontecendo tanto comigo, como com alguns conhecidos, que observo de longe.
Bom, vou começar do começo.
O mundo hoje é muito imediatista. Você quer ter logo seu carro, ter logo seu emprego, se formar, ter a liberdade, ter dinheiro. Você quer isso rápido. Acho que as pessoas vêm se acostumando com a velocidade virtual e esquecem que a vida tem seu tempo, que o mundo gira em vinte e quatro horas, não importando se você está com pressa. É também dentro da vida virtual que esse imediatismo se expressa de uma forma mais gritante.
As relações que eu tenho visto serem construídas estão se desomoronando com a mesma facilidade com que se ergueram no começo. Você conhece alguém na internet que tem alguma mínima coisa em comum. Conversa horas sobre aquilo. Diz eu te amo. Ela responde eu também. Continuam conversando sobre aquele tema inicial. Se você tenta conversar sobre um livro, o papo não se desenvolve. Tudo gira em torno daquilo do qual ambos são fãs (sendo "aquilo" qualquer tipo de coisa/pessoa). Um dia, quando o assunto acabar - e ele vai acabar - aquela pessoa vai ficar na sua lista de email. Passarão alguns meses e ela será excluída. E fim. Ninguém nem vai se lembrar mais daquelas horas que passaram juntos.
Será que isso quer dizer que, hoje em dia, as horas não têm mais tanta importância? Antes, era mais difícil. Tínhamos que marcar de sair, ir até algum lugar, conversar horas, ir embora. Hoje basta entrar no msn, preferencialmente off line, que é pra que "quem não interessa" não te veja on, e pronto, a conversa é realizada. Claro, sem aquela profundidade de uma mesa de bar depois de alguns goles a mais.
Dá pra contar nos dedos da mão com quantos amigos do meu msn eu conversei sobre um livro. Com quantos eu falei de um filme. Quantos realmente me conhecem e sabem dos meus defeitos e segredos - aqueles aos quais eu não optei em bloquear quando não estava bem - e quantos desses realmente se interessaram... E tem também aqueles mais raros ainda de onde surgem filosofias, posso até dizer o nome deles aqui: Mayara, Carlos, Murilo, Larissa, Muriel e Janaina.
Sim, são pessoas com pontos de vistas às vezes iguais, às vezes diferentes, que muito contribuem nos meus posicionamentos sobre certas questões. Uns sobre relacionamentos, uns sobre felicidade, uns sobre a vida, uns sobre o comportamento humano, uns sobre o coração e outros sobre as nossas escolhas. Alguns desses são virtuais. Desses, eu sei que o destino não é o cesto de lixo. Dos outros, não sei. Desses, eu sei que tirei lições valiosas e com eles jamais perdi meu tempo - claro que também falamos besteiras e damos risadas, mas quem disse que isso é perder tempo? A leveza depois do raciocínio, reflexão, conclusões nem sempre boas, é simplesmente fundamental.
Eu acabei mudando de assunto e não falei da sinceridade da forma como eu queria... Mas aqui eu lanço uma pergunta: por que as pessoas ficam criando situações, exigindo respostas, obrigando a pessoa a mentir para protegê-las de uma dor maior por perceberem que, na verdade, não receberiam um "eu também" sincero?

2 comentários:

  1. Carolzinha, não é novidade que eu gosto muito de tudo que vc escreve...
    então, que bom que vc acha isso: "Desses, eu sei que o destino não é o cesto de lixo". Conversar com vc é sempre bom...
    mesmo jovem, tem uma cabeça e tanto.

    Janaina.

    ResponderExcluir
  2. ahhh... mto massa!! gostei da temática do texto!!!
    nossas conversas sempre produzem algo interessante!!
    útil ou não!! aliás, o q é útil??!!uasusaa!!
    ... :D

    ResponderExcluir